fbpx

Resultado de imagem para chacklist

A AR – Análise de Riscos deve ser confeccionada em diversas situações, muitas delas por força normativa, quando se relaciona uma atividade operacional. Como exemplo podemos citar as atividades de Trabalhos em Altura (NR 35.4.5), Serviços em Eletricidade  (NR 10.2.1), Espaços Confinados ( NR 33.3.3.3), entre outros. Conforme observado, a AR – Análise de Riscos é uma ferramenta importantíssima e crucial, que se bem elaborada, antecipa os riscos das atividades permitindo que as equipes de trabalho ganhem tempo e sobre tudo segurança na execução de suas atividades.

Vamos ver alguns casos onde são vistos os motivos mais conhecidos para elaborar uma AR – Análise de Riscos:

1 – Tarefas fora de rotina;

2 – Introdução de novos tipos de Equipamentos de Proteção Individual/Coletiva ou quando houver modificação naqueles prescritos para a tarefa;

3 – Mudança no processo ou nas condições ambientais;

4 – Os executantes de tarefas que observarem não conformidades na Análise de Risco – AR e serem treinados pelo facilitador nas medidas preventivas para execução das mesmas;

5 – Quando houver algum acidente/incidente (grave), mudanças na legislação, processos, equipamentos, instalações ou nas condições ambientais do local da tarefa.

Obs: É importante destacar que por ocasião de investigação de acidentes/incidentes devem ser avaliadas as AR´s – Análises de Riscos para verificar se não houve equívoco na sua confecção, e obviamente corrigidas se necessário ou confeccionadas quando inexistentes.

Assine nossa newsletter e receba novidades da Marconi!

;

Fale conosco

Atendimento via WhatsApp