Para que uma empresa tenha sucesso na prevenção de acidentes de trabalho e na promoção de um ambiente seguro para os seus colaboradores, é fundamental que hajam políticas de Segurança e Saúde do Trabalhador internas bem estabelecidas.
Isso porque o cumprimento de qualquer norma ou regra está interligado com a participação e cooperação de todos os envolvidos nas atividades diárias da empresa. Diretores, agentes administrativos, auxiliares gerais, prestadores de serviço… todos têm um importante papel na implantação dessas regras, com o cumprimento de ações internas, correção de ajustes e ainda o acompanhamento para evolução do programa.
Alguns fatores podem contribuir de forma positiva ou negativa nesse cenário, por isso sua empresa deve estar atenta a eles, como uma boa comunicação, bom relacionamento entre as equipes, organização, planejamento, recursos, filosofia da empresa e lideranças.
Com isso, cria-se um ambiente de envolvimento, em que todos os agentes se sentem incluídos, detectando possíveis problemas, como riscos de acidente, ergonômicos, físico, químico, biológico e atuando em conjunto para buscar uma solução.
Os resultados são extremamente positivos para todos os envolvidos, contribuindo para um ambiente de trabalho muito mais seguro e livre de acidentes.
Precisa de assessoria para implementar isso na sua empresa? Entre em contato conosco e seja Marconi! Estamos prontos para te ajudar!