analise_riscos
 

O que é uma Permissão de Trabalho ou PT?

 

A Permissão de Trabalho ou PT é um documento em formato de checklist que deve ser preenchido antes da execução de uma atividade operacional (ex.: trabalho em espaço confinado), que visa observar itens que podem ser fatores de acidente na execução dos trabalhos. A Permissão de Trabalho ou PT deve conter informações sobre medidas de controle prévio dos fatores de risco, visando sempre o trabalho seguro, não devendo levar em consideração a “qualidade” do trabalho, mas sim a “Segurança”.

 

Como elaborar uma Permissão de Trabalho ou PT?

 

O ideal de uma boa PT é ser elaborada com temas específicos. Ex.: Trabalhos em altura, trabalhos a quente, espaço confinado, movimentação de cargas e assim por diante. Colocar um tema na PT visa direcionar e focar a atenção na atividade que será executada e nos riscos pontuais envolvidos.

 

Devemos observar ainda que a Permissão de Trabalho ou PT deve ter caráter “Ambiental”, ou seja, deve levar em consideração o ambiente e suas características (objetos, equipamentos, espaços, clima entre outros) durante a execução da atividade.

parte-i

Observe que na primeira pergunta é questionado se o piso é seguro. Se por algum motivo fosse escorregadio, deveria marcar a coluna “(x)NÃO”, então cuidado ao elaborar a pergunta, pois o “NÃO” é igual a algo negativo, ou seja, algo que gera acidente.

 

CUIDADO! Por que há com transformar o “SIM” em algo negativo também

parte-ii

Repare que nesse caso, a pergunta foi feita de modo que a resposta “SIM”, soasse como algo negativo, e o “NÃO” como positivo. É importante elaborar todas as perguntas de modo que exista um sincronismo entre elas.

 

Alguma dica ou regra para preenchimento?
 

Pode parecer estranho tratar de regras para um documento que requer apenas um “X”, contudo, existe uma chance desse documento ser “banalizado” pela necessidade de exercer a atividade com pressa, ou mesmo, para “burlar” itens de segurança. Pois bem, um Manual de preenchimento ajuda bastante nesse quesito, desde que seja reconhecido e trabalhado em treinamentos. O manual poderá tanto ser um documento do tipo exclusivo, como poderá vir dentro de outros procedimentos (Ex.: Procedimento para Trabalhos em Altura). Assim como a Permissão de Trabalho também poderá vir em caráter normativo, como exemplo a PET – Permissão de Entrada e Trabalho da NR 33 (espaços confinados).

 

A Permissão de trabalho deve ser enxuta?
 

Sim, e não se deve esquecer que é muito importante ter uma Permissão de Trabalho simples e concisa, com perguntas objetivas e com o tema bem claro (Trabalho em altura, trabalho em espaço confinado, serviços em eletricidade e etc).

 

Recomenda-se ainda que as equipes que desenvolvem esses trabalhos (de preferência uma equipe multidisciplinar), avaliem os “cenários” em uma reunião prévia, não esquecendo que se deve olhar sempre para o aspecto ambiental, procurando deixar momentaneamente o fator comportamental de lado.

 

Obs: Em alguns casos é comum a Permissão de Trabalho ou PT tratar de medidas de emergência e resgate. Não há problema em conter algumas perguntas sobre o trabalhador ou mesmo o comportamento humano, porém, o documento que deve prever estes fatores é a AR – Análise de Risco.

 

Autor: Rodrigo Mazzotti
Diretor Técnico

Fale conosco