Qualquer empresa que constituiu uma CIPA e forneceu o treinamento adequado para seus membros, eventualmente irá se deparar com o termo SIPAT. Mas o que é a SIPAT? Ela é obrigatória? Confira abaixo que vamos explicar as particularidades desse evento.

O que é uma SIPAT? Quais empresas são obrigadas a fazer?

A SIPAT é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e ela é obrigatória para todas as empresas que possuem CIPA.
A Comissão é a encarregada de organizar uma semana especial com o objetivo de conscientizar os funcionários sobre segurança nos locais de trabalho.
Outros assuntos também podem ser abordados, como doenças ocupacionais, saúde emocional, alimentação adequada, hábitos saudáveis. Ou sejam tudo que envolva a saúde e segurança dos colegas.

Existem assuntos obrigatórios?

Sim! É obrigatório abordar durante a SIPAT, e em todas as edições, as Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST, o alcoolismo e o tabagismo.

Como organizar uma SIPAT?

A SIPAT é geralmente organizada pela CIPA, junto com o setor de RH ou com os Técnicos de Segurança do Trabalho.
Existem empresas especializadas que podem apoiar a organização do evento, como o Grupo Marconi.
O ideal, ao pensar a SIPAT, é trazer assuntos com abordagem dinâmica e integrativa, para engajar os funcionários a participarem e absorverem os temas abordados.

Confira mais conteúdos sobre a SIPAT e CIPA, clicando AQUI.

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