fbpx

O que é a CIPA?

A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é um grupo obrigatório nas empresas, formado por colaboradores e representantes designados pelo próprio empregador e colegas.
Ela é exigida pela Norma Regulamentadora NR 05 e visa proporcionar condições de trabalho seguras e saudáveis para todos os funcionários diretos e indiretos do local, prevendo doenças e acidentes ocupacionais.

CIPA em conjunto com o SESMT 

O ideal é que a CIPA atue em parceria com o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), quando houver esse setor na empresa, normalmente composto por profissionais da área. Assim as ações ocorrerão em conjunto, de forma mais consistente e efetiva.
Quando as duas partes conseguem realizar ações bacanas e integradas no espaço em que estão, os colaboradores também passam a prezar por um ambiente mais seguro, culminando inclusive na própria cultura da empresa!

Qual a função da CIPA?

Dessa forma, a função da CIPA é observar as condições de risco existentes, pensar em estratégias de prevenção para acidentes de trabalho, debatê-los quando ocorrerem casos do tipo, para buscar uma solução, e organizar a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho).

Aqui nesse link você também pode conferir mais detalhes sobre o assunto:
http://grupomarconi.com.br/nr5-cipa-fique-por-dentro/
Sua empresa precisa de uma consultoria ou assessoria para organizar a CIPA?
Entre em contato conosco! Seja Marconi!

Assine nossa newsletter e receba novidades da Marconi!

;

Fale conosco

Atendimento via WhatsApp