13878197686009

 

O critério de seleção no treinamento de NR 20 para os módulos – Integração, Básico, Intermediário, Avançado I e Avançado II, é baseado unicamente no nível de contato dos colaboradores com os inflamáveis e sua correlação com a classe de instalação, conforme os critérios descritos abaixo:

 

1) Deve-se segregar os trabalhadores que entram em áreas onde há Líquidos Inflamáveis e/ou Combustíveis dos trabalhadores que não entram, pois receberão treinamento somente aqueles que adentram essa área.

 

2) Dos trabalhadores que entram em área de Inflamáveis/Combustíveis, haverá a segunda seleção, na qual deverá ser observado aqueles que não mantém contato direto com o processo (ex.: serviços de vigilância, serviços de pintura, de limpeza, jardinagem, outros similares…). Esses devem receber capacitação de 4 horas no módulo “Integração” (independente da classe de instalação), conforme Anexo II, item 1, alínea “a”.

 

3) Entender a Classe de Instalação. Basicamente são observados dois fatores; o “Tipo de Atividade” e a “Capacidade de Armazenamento”, ou seja, existe a dicotomia do que é prestado de serviço usando inflamáveis, com seu volume/capacidade de armazenamento (litros ou m³).

 

Vide item20.4.1 Para efeito desta NR as instalações são divididas em classes, conforme Tabela 1”.

 

Como são divididas as Classes de Instalação?

 

As Classes de Instalação são divididas em 3 (três) partes, podendo ser desde postos de serviço com inflamáveis, engarrafadoras de gás, refinarias (entre outros) com capacidades que vão desde 2 ton ou 10m³ (classe I), acima de 600 ton ou acima de 50.000 m³ (classe III). Levando como prioridade a atividade sob a capacidade de armazenamento. Ex.: Local onde há menos de 2 toneladas de gás inflamável (classe I), porém a Atividade desse local é uma engarrafadora de gás (classe II) logo, todo o critério de Capacitação será nos moldes de instalação Classe II.

 

20.4.1.1 Para critérios de classificação, o tipo de atividade enunciada possui prioridade sobre a capacidade de armazenamento.

 

O Curso Específico é exclusivo para a equipe de Segurança e Saúde no Trabalho (SESMT).

 

Download da Norma: http://trabalho.gov.br/

 

 

Fale conosco